sábado, 10 de abril de 2010

Vereador Adeli Sell obriga cavalos a usarem fraldões nas ruas de Porto Alegre.

Uma lei absurda foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre e já está causando polêmica antes mesmo de entrar em vigor.
Ela determina que os cavalos que circulam pela cidade usem fraldas para não sujar as ruas. Os carroceiros reclamam, mas já têm uma alternativa.

Teófilo Rodrigues Mota Júnior presidente da Associação dos Carroceiros de Porto Alegre diz que, como ele, há outros quatro mil circulando pela cidade, a maioria buscando material para reciclagem.

A lei aprovada para garantir a limpeza das ruas ainda precisa da sanção do prefeito de Porto Alegre para ser colocada em prática. O autor do projeto, vereador Adeli Sell (PT), diz que a tarefa vai ser tão fácil quanto recolher “cocô de cachorro”.

– A questão da bolsa coletora é muito simples. É um equipamento simples, pode ser feito até com um saco de linhagem. Não tem custo praticamente e nós não vamos ter mais os cocôs de cachorro e de cavalos rolando pela cidade.

A multa para quem não utilizar o acessório vai ser de R$ 250. Claro que ninguém quer pagar tudo isso e, antes mesmo que o uso seja obrigatório, o Teófilo já fez o primeiro teste.

Ele abriu um saco e amarrou com arame de um lado para outro da carroça. O rabo do cavalo fica por cima. Uma maneira de driblar mais essa lei inócua.

Se o Sr. Adeli Sell (o homem do Chapéu Panamá) queria chamar a atenção para as condições de higiene da cidade, porque não obriga o cumprimento dos horários e locais de depósito de lixo? O que atrapalha mais? Cocô de cavalo ou os monturos de lixo espalhados pelas ruas?

A verdade é que temos leis suficiêntes para manter o nosso Porto dos Casais
limpo. O que falta é o cumprimento dessas leis.

Mas, é ano de eleição... sabem como é!

2 comentários:

  1. Caríssimo, concordo com a lei, pois há dez anos atrás quando se falava em obrigatoriedade de recolher o coco dos cachorros, tb houve polêmica e quem dizia q isso era um absurdo. O fato que hj cerca de 95% das pessoas que passeiam com seus cachorros recolhem as fezes.
    Mas como Porto Alegre é uma cidade atrasada, parada no tempo, é mais fácil recusar a proposta. Em muitas cidades brasileiras, além claro, na Europa e nos EUA, há o uso do coletor em cavalos, carroças e carruagens.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que a lei tbm visava desestimular o uso do animal na cidade, afinal de contas, carroças teriam apenas um coletor de fezes, não fraldas propriamente dita.
    Além do mais, a lei tbm visava ampliar a responsábilidade dos eventos em que seria dispensado o uso das fraldas.
    Parábens ao Ver Adeli Sell.

    ResponderExcluir