terça-feira, 2 de julho de 2013

A farsa da Mega Sena.



Circula pela internet o que, a princípio seria apenas mais um boato mas, acabou se confirmando como noticia: O(s) sorteio(s) da mega-sena teriam sido fraudados.

Haveria uma coincidência de repetição de números em alguns concursos, além do fato de, alguns apostadores terem ganham mais de uma vez.

O Ministério Público e Polícia Federal receberam diversas denúncias e, mal começaram as investigações, acharam diversos indícios e algumas pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e funcionários públicos federais.

Ficou claro, por exemplo, que os fraudadores alteravam o peso das bolinhas, fazendo com que sempre saísse os números escolhidos anteriormente e, assim, sorteassem os 'laranjas' de diferentes Estados, já alinhados no esquema .

Nas investigações, por exemplo, descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais e sempre, as grandes somas acabavam por sair para indivíduos dos mais longínquos rincões - claro, quanto mais distante, mais difícil de se investigar.

Um dado que chama a atenção é que, somente após as redes sociais revelarem o esquema, é que o Ministério Público ficou sabendo de denúncias e que a Polícia Federal investiga as loterias da Caixa por fraude, manipulação de resultados e lavagem de dinheiro. O próprio senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento que gerou a confirmação da existência do inquérito nº 1-352-SR/DPF/BA, revelou que há pessoas que ganharam em loterias mais de 500 vezes, superando o “anão do orçamento” João Alves.

A quem interessa este tipo de manipulação? Somente aos sortudos "ganhadores", mesmo nestas cifras, não deve ser. Seguramente, devem existir outros interesses. Políticos, por exemplo.



A chance de acerto da sena com apenas uma cartela é de 1 em 50.063.860. Para ganhar o prêmio máximo da Mega Sena, é necessário acertar a sena, o que significa obter coincidência entre seis dos números apostados e os seis números sorteados, de um total de sessenta dezenas (de 01 a 60), independentemente da ordem da aposta ou da ordem do sorteio. O concurso prevê também a chance de se ganhar parte do prêmio máximo em categorias menores.

A chance é igual para toda e qualquer combinação, inclusive jogando na seqüência 1-2-3-4-5-6, e isso chamou a atenção de alguns apostadores, que notando algumas combinações estranhas passaram a divulgar pelas redes sociais.

O melhor exemplo é o ocorrido nos concursos 1225 e 1226, onde foram sorteados os números 31-32-34-40-50-55 e 10-31-40-50-55-56 respectivamente. Nos concursos seguintes 1227, 1228 e 1229, alguns números continuaram aparecendo, deixando ainda mais intrigados os jogadores.

O sorteio da mega-sena, é geralmente feito através no Caminhão da Sorte, que percorre o Brasil e em cada cidade algumas pessoas são convidadas para participar do sorteio além dos auditores contratados para acompanhar o andamento.


Considerando que, muitos deixam de comprar algo para si ou para a família, sonhando com um futuro melhor e, pior, que a própria Caixa diz utilizar os recursos oriundos destes sorteios para amparar e apoiar diversas ações beneficentes, torna-se um caso de prisão imediata a a todos os envolvidos. Diretamente ou indiretamente. Uma enorme sacanagem.

Divulgação? Apenas uma vez - que se saiba - e pela Bandeirantes, em um dos seus jornais.
Certamente foram censurados... Se foi esse o caso, a quem interessa? Já se fala em CPI...





Em nota a Caixa Econômica Federal esclarece (ou tenta) que as notícias veiculadas sobre fraudes nas Loterias Federais, em especial a Mega-Sena, são infundadas e baseadas em conteúdo extraído de spam (mensagem com conteúdo falso), já veiculado por e-mail em outras oportunidades e que os concursos citados acima foram realizados ainda no ano de 2010 e voltaram a tona ontem quando internautas divulgaram novamente o assunto e, sobre os mesmos, a CAIXA ressalta que não foi acionada por nenhum órgão controlador ou de fiscalização e que os resultados desses concursos, assim como de todos os demais, decorrem da aleatoriedade do próprio jogo.

A CAIXA reitera que todos os processos das Loterias Federais, incluindo o sorteio e apuração, são estabelecidos por rigorosos controles e publicidade, de acordo com as práticas mundiais em gestão de loterias, além de passarem por recorrentes verificações de órgãos de controle interno e externo, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Todas as informações necessárias ao esclarecimento dos apostadores a respeito da falsa denúncia estão disponíveis no sítio da CAIXA no link http://www1.caixa.gov.br/popup/generico/500x450_1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário